Álcool gel e máscaras começam a desaparecer de farmácias em Bela Vista

Após a grande repercussão da pandemia de coronavírus no Brasil, as farmácias de Bela Vista começaram a registrar uma corrida por álcool gel e máscaras descartáveis. Muitas lojas consultadas na fronteira já estão com os itens em falta.

Um proprietário de uma farmácia no município, disse que, desde segunda-feira, a busca por máscaras e álcool gel subiu 80%. “Acabamos com nosso estoque e ainda não conseguimos repor”, diz.

Cerca de 5 farmácias foram consultadas sobre os produtos, em nenhuma foi encontrado álcool gel ou máscaras descartáveis. Segundo os administradores destes comércios, os próprios fabricantes estão dificultando a compra do material, pois a prioridade é enviar a grande maioria para os grandes centros. Ainda de acordo com as empresas, na próxima semana um grande carregamento deve chegar em Bela Vista.

Não tem álcool gel? Lavar as mãos com água e sabão é tão eficaz quanto para matar coronavírus

A procura desenfreada por álcool em gel fez o produto antisséptico, capaz de eliminar micro-organismos, sumir das prateleiras em mercados e farmácias, o que tem deixado parte da população insegura quanto à prevenção do novo coronavírus, causador do Covid-19.

Porém, lavar as mãos com água e sabão é tão ou mais eficaz que utilizar a substância que está em falta. Isso porque a estrutura do vírus é vulnerável às substâncias presentes em sabões e detergentes.

A eficácia do sabão ocorre porque o novo coronavírus é um micro-organismo que é protegido por um envelope viral composto por lipídios, ou seja, gordura. E o que é as pessoas usam para eliminar gordura? Isso mesmo, sabão ou detergente doméstico.

De acordo com o CFQ (Conselho Federal de Química), nas mãos das pessoas, os micro-organismos ficam protegidos por outras substâncias orgânicas, como restos de células epiteliais e sobrevivem mais tempo. Mas, ao higienizar as mãos com água e sabão, a água isola os vírus dos resíduos orgânicos e o sabão dissolve as membranas, causando a destruição dos micro-organismos. É o mesmo efeito promovido pelo álcool em gel, só que bem mais barato e disponível em qualquer pia.(Midia Max – Guilherme Cavalcante)