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SP estima de 1 a 11 anos o tempo para recuperar aprendizagem de língua portuguesa e matemática perdida por alunos na pandemia

O governo de São Paulo estima que serão necessários de 1 a 11 anos para recuperar o aprendizado em português e matemática na educação básica da rede pública do estado perdido durante a pandemia do coronavírus. O desempenho dos alunos recuou para patamar similar ao visto 16 anos atrás, de acordo com um levantamento da gestão estadual divulgado nesta terça-feira (27).

G1 SP

Para medir o impacto do ensino à distância, provas foram aplicadas presencialmente a 20 mil estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, e do 3º ano do Ensino Médio. Foi constatada uma queda geral de aprendizagem na comparação de 2019 com 2021, antes e depois da pandemia.

Para levar o patamar de aprendizagem aos níveis de 2019, os pesquisadores estimam, com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão necessários:

  • 3 anos para que os alunos da 5ª série recuperem a aprendizagem perdida em Língua Portuguesa;
  • 11 anos para que os alunos da 5ª série recuperem a aprendizagem perdida em Matemática;
  • Mais de 1 ano para que os alunos da 9ª série recuperem a aprendizagem perdida em Língua Portuguesa;
  • Mais de 3 anos para que os alunos da 9ª série recuperem a aprendizagem perdida em Matemática;
  • Mais de 2 anos para que os alunos do 3º ano do Ensino Médio recuperem a aprendizagem perdida em Língua Portuguesa;
  • Mais de 3 anos para que os alunos do 3º ano do Ensino Médio recuperem a aprendizagem perdida em Matemática.

O estudo levou em conta que nos anos iniciais do ensino fundamental, para chegarmos ao patamar de aprendizado de 2019, precisamos crescer 11 vezes em matemática do que normalmente os estudantes aprendem em um ano, por exemplo.

Recuo até 16 anos atrás

 

No caso das provas de língua portuguesa na 5a série, houve uma constante evolução, ainda que leve, até 2019, quando houve uma queda de 3 pontos no sistema de pontuação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Já em 2021, durante a pandemia, houve uma nova queda, mas de 29 pontos. O resultado é o mesmo apresentado uma década atrás, em 2011.

Na mesma 5a série, mas analisando as provas de matemática, o recuo foi ainda mais grave. O período entre 2019 e 2021 registrou a primeira queda de aprendizagem em 10 anos, e um declínio que alcançou os patamares de 2007, 14 anos atrás.

O desempenho em matemática maior impacto do que em português nas 3 séries analisadas – 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e 3º ano do Ensino Médio.

Os alunos do 3º do Ensino Médio apresentavam queda gradual no desempenho com os cálculos ano a ano, mas os recuos não ultrapassavam os 5 pontos no Saeb. Entre 2019 e 2021, contudo, a queda foi de 19 pontos, alcançando um nível de desempenho só visto 16 anos atrás, em 2005.

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