www.bvnewsms.com.br

Sem trégua: Inmet renova alerta e MS chega a 15 dias com onda de calor

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta da onda de calor sobre todo Mato Grosso do Sul. O aviso, que antes era válido até esta quinta-feira (9), foi prolongado para às 18h de sábado (11). O Estado enfrenta 15 dias em risco à saúde e a incêndios florestais favorecidos pela condição meteorológica.

Karina Campos – Midia Max

Durante esse período, o Estado registra temperaturas 5°C acima da média. Em pleno outono, estação que deveria registrar temperaturas mais amenas, a onda de calor eleva os termômetros acima dos 30°C. O aviso do Inmet ressalta que a condição pode causar grande risco à saúde.

Portanto, a orientação é ingerir bastante água, umidificar o ambiente, evitar exposição ao sol e desgaste físico em horários mais quentes.

Bloqueio do frio

Na próxima semana, são esperadas pancadas de chuvas isoladas na região de Porto Murtinho, oeste e extremo sul, com pouca probabilidade. Nestas regiões deverá ocorrer uma leve queda nas temperaturas. “A intensa massa de ar quente e seco segue impedindo o avanço das frentes frias para as demais regiões do Estado, deixando o tempo quente e seco”, explica o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).