O primeiro fim de semana da primavera será de muito calor e umidade relativa do ar chegando a níveis desérticos em Mato Grosso do Sul. O Inmet(Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para onda de calor a partir das 12h desta sexta-feira (25), que se estenderá até segunda-feira.
Conforme o Inmet, o alerta prevê temperatura até 5ºC acima da média em todo o MS. Ou seja: os termômetros podem alcançar os 40ºC em várias regiões do estado.
Ontem (24), o município de Corumbá marcou os 39,2ºC e ficou sendo a 13ª cidade mais quente do país. A liderança ficou por conta de Cuiabá (MT), que teve 40,6ºC.
Meteorologista da Uniderp-Anhanguera, Natálio Abraão confirma que o calor deve aumentar. “Temperatura só vai subir e deve chegar ou passar de 40ºC”, informou.
Ainda de acordo com os dados do Inmet, dois municípios de MS entraram no Top 20 das menores umidades relativas do ar. Sonora e Coxim registraram 15% e 16%, respectivamente, e ficaram em 7ª e 8ª posição do país. Os níveis se assemelham ao do deserto do Saara, na África, que mantém índices que ficam em torno de 10% e 15%. A previsão do tempo aponta que a umidade continuar baixa em todo o Estado.
Chuva só em outubro
Natálio Abraão informou que não há previsão de chuva em MS até o dia 3 de outubro. Ainda conforme o especialista, a umidade do ar pode alcançar os 12% no estado. Mudança nesse cenário é esperada apenas para depois dessa data.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção.
Então, alguns cuidados são necessários. Veja os principais:
- Evitar exposição prolongada ao sol durante os horários de maior calor (das 12h às 16h).
- Fazer a ingestão de bastante líquido.
- Fazer o uso de roupas leves quando a temperatura estiver acima de 28°C.
- Evitar choques térmicos.
- Evitar fazer grandes esforços físicos.
- Fazer o uso de filtro solar para evitar o câncer de pele e, para evitar o ressecamento da pele evite tomar banho em águas com temperaturas muito elevadas.
- Caso apresente algum sintoma de doenças respiratórias, que são comuns nesse período, procure auxílio médico para tratá-la imediatamente. O melhor exemplo é a rinite alérgica, a asma, bronquite, entre outras.