www.bvnewsms.com.br

Praias de água doce em MS surpreendem pela beleza e turismo mais acessível

Com várias opções de turismo dentro do Estado, hoje o sul-mato-grossense não precisa ir muito longe para desfrutar de ótimas férias. Pousadas à beira da orla, areia branca e água limpa são um retrato das praias de água doce situadas ao longo de rios e lagoas na costa leste de Mato Grosso do Sul – como nos municípios de Três Lagoas, Paranaíba e Aparecida do Taboado. De fácil acesso e com menor lotação em relação aos destinos famosos na alta temporada, as “Prainhas” têm atraído cada vez mais turistas surpreendidos pela beleza que o lugar proporciona.

Bruna Aquino – Correio do Estado

Em Aparecida do Taboado, são oito quilômetros de praia com areia branca na área que foi represada para suprir a usina hidrelétrica de Ilha Solteira. O resultado é um lago com as águas do Rio Paraná.

De acordo com o secretário de Administração do município, Jary Augusto Silva,
existe hoje, mais de 400 ranchos na Orla do Rio Paraná e durante as férias e feriados prolongados todos ficam lotados. “Temos um pontal do Rio Grande e Paranaíba na divisa do município que, junto com dois estados, SP e MG, se encontram para formação do Rio Paraná”, explica.

Além dos atrativos naturais, Aparecida do Taboado conta com pousadas e restaurantes na beira da orla. Infraestrutura também é prioridade no Balneário Municipal de Três Lagoas, que recebeu reforma completa em 2017. O local conta com cerca de 40 quiosques espalhados na orla que dá acesso ao Rio Sucuriú. Na região, há vários ranchos que também dão acesso às praias de água doce do Rio Paraná. No verão, somente no balneário, circulam ao todo 2,5 mil pessoas durante a semana.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia de Três Lagoas, José Aparecido de Moraes, todo ano é feita a reposição de areia na praia para garantir que esteja sempre limpa. Recebemos muitas famílias de estados vizinhos, como o interior de São Paulo”, detalha.

José destaque que novas mudanças serão feitas em breve. “Entre os projetos que estão na mira do município para a região é a construção de um cais para passeios de barco pelos rios, que favorecem a navegação. Passeios de caiaque já estão disponíveis e nós pretendemos avançar bastante no turismo aqui”, adianta o secretário.

AVENTURA

Com dois parques aquáticos na divisa com Minas Gerais, o município de Paranaíba oferece também opções de eventos esportivos de pesca – no ano passado foram mais de 200 barcos reunidos.

Além das praias de água doce, opções de trilha e cachoeiras estão próximas da população no município. Esse, aliás, é apontado pelo Ministério do Turismo como um diferencial nas “Prainhas” e rios.

Dados do Ministério do Turismo apontam que o Brasil detém a maior reserva de água doce do mundo, correspondente a 12% do total.

*Com informações da assessoria