www.bvnewsms.com.br

População do Rio Grande do Sul pode sacar FGTS para ajudar durante tragédia; confira o passo a passo

Moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes podem sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para ajudar na calamidade que assola a região. A liberação é voltada para as cidades que estão em situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal.

Já chega a 100 o número de pessoas mortas em consequência dos alagamentos ao longo da última semana. Segundo a Defesa Civil estadual, quatro óbitos estão sendo investigados para determinar se, de fato, foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos.

Até o momento, a portaria do Diário Oficial da União reconheceu a situação de emergência em 336 cidades, mas o temporal atingiu 345 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul.

O valor do saque é limitado à quantia correspondente a R$ 6.220 para cada evento caracterizado como desastre natural. O Governo Federal dispensou o intervalo mínimo de 12 meses entre um saque e outro para a população no Rio Grande do Sul.