www.bvnewsms.com.br

Novo PAC inclui ambulâncias, postos de saúde e restaurantes universitários em MS

O novo PAC, programa de investimentos coordenado pelo governo federal, para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social de Estados e municípios, incluiu mais de 90 pedidos de Mato Grosso do Sul à lista de solicitações aprovadas pela União. Entre eles está a troca das ambulâncias usadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), criação de postos de saúde e restaurantes universitários, além de projetos ambientais.  A lista foi publicada nesta sexta-feira(23), no Diário Oficial.

No setor de saúde, a aquisição das ambulâncias é destinada a Campo Grande. O município tem sido alvo de críticas por não ter carros suficientes para atender às vítimas. De acordo com a última divulgação da gestão, a capital sul-mato-grossense alugou dez veículos para prestar o serviço. O contrato foi firmado com a empresa A & G Serviços Médicos Ltda no valor de R$ 1,9 milhão por ano.

A construção das UBSs (Unidade de Saúde Básica) serão nos municípios de Bela Vista, Cassilândia, Paranaíba, Rio Negro e Três Lagoas. Também há pedidos de UBSI (Unidade Básica de Saúde Indígena) para as cidades de Eldorado, Sidrolândia e Paranhos. Além da aquisição de equipamento para as unidades.

Soluções para radioterapia em hospitais aparecem na lista, assim como equipamentos para os laboratórios de saúde pública, a criação de núcleos de telessaúde e equipamentos para a Fiocruz. O município de Dourados, a 251 quilômetros de Campo Grande, aparece na listagem com pedido para construção de um Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

Já na Educação, os pedidos são para realização de restaurantes universitários em todos os campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e alguns da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). As instituições pedem também a criação de centros de convivência estudantil, um complexo esportivo e cultural, mobília e melhorias nas estruturas.

No setor ambiental, aparece a recuperação e adequação de drenagem e manejo de águas fluviais – prevenção a desastres no Fundo de Vale do Rio Anhanduizinho; a drenagem para controle de erosões – encostas do fundo de vale do rio São João, no município de Ponta Porã e a canalização do Córrego Brasília (Fundo de Vale), em Três Lagoas.

PAC – O Novo PAC  é uma parceria entre o setor privado, Estados, municípios e movimentos sociais, que têm como objetivo gerar emprego e renda, além de reduzir desigualdades sociais e regionais. Conforme o governo federal, por meio do programa serão construídas 685 novas escolas de tempo integral, 1.178 creches e escolas de educação infantil no país e 1.500 ônibus escolares.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS