www.bvnewsms.com.br

Nesta semana, MS recebe 27 mil doses da Coronavac para aplicação da 2ª dose

Nesta semana, Mato Grosso do Sul recebe o 21º carregamento de vacinas contra a Covid-19. O lote, que será enviado pelo Ministério da Saúde, será composto por 27 mil doses da Coronavac para dar continuidade na aplicação da segunda dose em pessoas que estão com a imunização atrasada.

Dândara Genelhú – Midia Max

Além da Coronavac, o lote também tem 24,5 mil doses da Astrazeneca para MS dar continuidade na vacinação. No entanto, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) ressalta que o Ministério não enviou as orientações para aplicação da Astrazeneca.

Já as doses da Coronavac, deverão ser todas aplicadas em pessoas que estão com a segunda dose atrasada. No último dia 6 de maio, a SES publicou uma relação com as doses necessárias para terminar a imunização das pessoas com atrasos.

Seria preciso, naquele dia, 134 mil doses da Coronavac para terminar a vacinação destas pessoas. Então, as 27 mil doses devem garantir a vacinação completa de pelo menos 20% da população que precisa do imunizante em MS.

Ainda não foi publicada a data de envio dos imunizantes. Na última segunda-feira (10), o Instituto Butantan, fabricante da Coronavac, entregou 2 milhões de doses para o PNI (Plano Nacional de Imunização).

Porém, a recomendação do Ministério da Saúde é que os cidadãos tomem a segunda dose mesmo que ela esteja atrasada. Com o 21º lote, MS irá ter recebido 1.044.920 doses de vacinar contra Covid-19 em cerca de quatro meses.