Jair Scapini e Claudio Marques: Pesquisa aponta empate técnico entre pré-candidatos de Guia Lopes da Laguna

Jair Scapini e Claudio Marques lideram as pesquisas expontâneas e estimuladas

Faltando poucos meses para as eleições deste ano, Jair Scapini e Claudio Marques aparecem nas primeiras colocações na disputa pela Prefeitura de Guia Lopes da Laguna, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa – IBP. A lista apresentou diversos nomes aos eleitores, porém, não é definitiva, já que as candidaturas só serão decididas nos próximos meses, após as convenções.

De acordo com o instituto, a pesquisa foi realizada entre os dias 30 de julho e 01 de agosto com 300 eleitores a partir dos 16 anos de idade. O intervalo de confiança é de 95% e a margem máxima de erro é de 5,6% para mais ou para menos e tem o registro no TSE sobe o número; MS-01405/2020. As entrevistas foram feitas com moradores com base nos mais recentes dados do IBGE/TRE/2020 e histórico político/administrativo.

Além de perguntas sobre a eleição deste ano, os entrevistados também responderam sobre a atual administração do município.
Ao avaliar a administração, o resultado foi o seguinte: Jair Scapini; ótima/boa 30,67%, regular 37,33% e ruim/péssima 24%. Não souberam ou não opinaram, 8%.

Já quando o assunto é sobre a eleição municipal, os números mostram um empate técnico. Quando perguntados de forma expontânea sobre os possíveis pré-candidatos a prefeito de Guia Lopes da Laguna, o resultado surpreende.

Claudio Marques, que é suplente de vereador, tem 12% das intenções de votos, e Scapini, atual prefeito da cidade e pré-candidato à reeleição, 13.67%. Como a margem de erro da pesquisa é de 5,6% para mais ou para menos pontos porcentuais, existe um possível empate técnico.

Na modalidade estimulada, o Instituto IBP quis saber da população quem deveria ser o prefeito de Guia Lopes da Laguna nesta eleição de 2020.

Neste cenário, Jair Scapini aparece com 26.33% e Claudio Marques com 24%. Atrás vem Cleiton Tico com 11.67% e Ademir Biu com 4.00%. Os indecisos, brancos, nulos e não opinam são 58%.

O instituto também perguntou aos entrevistados quem não deveria ser o próximo prefeito de Guia Lopes da Laguna. Nesse caso, o atual prefeito é o mais citado. 10% descartam a possibilidade de escolher Jair Scapini. A seguir vêm Claudio Marques (9.67%), Cleiton Tico (9%) e Ademir Biu (5.33%).

Reeleição

Apesar de estar liderando a pesquisa, a rejeição do prefeito Jair Scapini fica exposta diante de iniciativas impopulares geradas durante a pandemia, quando foi determinado o fechamento do comércio local de forma imediata. O reflexo deste momento e até mesmo criticas voltadas para saúde, área que teve 43% das reclamações dos entrevistados, resultam justamente na dificuldade de liderança absoluta do chefe do executivo.

O outro lado

Responsável por muitas denúncias de irregularidades relacionadas ao executivo municipal, o empresário e pecuarista Claudio Marques vem se tornando o principal adversário do prefeito Jair Scapini. Diante do crescimento nas últimas pesquisas, os cenários mostram uma grande possibilidade dos dois disputarem o pleito deste ano, caso sejam aprovados pelas convenções partidárias. Em vídeos publicados nas redes sociais, Claudio afirma que é a verdadeira oposição ao prefeito da cidade.