Neste último sábado (14), o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez já havia anunciado um possível fechamento parcial de suas fronteiras. De acordo com o Jornal ABC Color, a medida deve ter início a partir desta segunda-feira (16), quando Mario anunciará como funcionará o fechamento temporário destes acessos ao país.
As medidas impõe restrições na circulação de pessoas na região, diminuindo o risco de contagio das pessoas. Neste domingo (15), o número de casos confirmados subiu de 7 para 8 no Paraguai.
A direção geral de Migrações anunciou através de suas redes sociais que iniciará o processo de fechamento temporário das fronteiras para cidadãos não residentes no país. Ainda segundo o órgão, apenas nesta segunda-feira o presidente dará detalhes sobre o fato.
Veja a nota!
Bela Vista e Bella Vista
Por conta desta medida imposta pelo governo Paraguaio, muitas famílias fronteiriças estão preocupadas com esta situação. De acordo com alguns moradores de Bella Vista Norte, cidade do Paraguai, localizada no Departamento de Amambay, muitos munícipes trabalham na cidade vizinha Bela Vista.
“Trabalho de segunda à sábado no Brasil, sou empregada doméstica e não posso faltar meu trabalho. Estou sem saber o que fazer, pois não posso ficar morando no Brasil e com essa notícia parece que não vou poder atravessar a fronteira também. Não sei como vou fazer, mas esperamos que as autoridades do Paraguai possam resolver nossa situação”, disse a dona de casa Maria Rosaria.
Outro morador da fronteira também declarou preocupação com a nova medida. “Sabemos da importância desta ideia para amenizar essa pandemia, mas precisamos tocar nossa vida. Temos que nos cuidar, mas trabalhar. Estou todos os dias em Bella Vista Norte, e tenho certeza que essa regra irá me impedir de atravessar para o Paraguai, estou procurado”, disse um empresário de Bella Vista Norte, residente do Brasil.