www.bvnewsms.com.br

Conselho Tutelar de Bela Vista realiza palestra sobre o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Atendendo um pedido do grêmio estudantil da Escola Estadual Castelo Branco, o Conselho Tutelar de Bela Vista ministrou no último dia, 17 de maio, uma palestra educativa em alusão ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O objetivo da iniciativa foi debater a importância da discussão, prevenção e do tratamento para casos que envolvem a violação sexual de menores de idade.

Esse tipo de violência tem provocado marcas terríveis na vida das pessoas e, sobretudo, no dia-a-dia das crianças e adolescentes do nosso país. De acordo com os membros do Conselho Tutelar de Bela Vista, “é Preciso prevenir, informar, denunciar e oferecer apoio para quem sofre algum tipo de agressão”. 

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No dia 18 de maio de 1973 uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Denúncia

Casos de abuso e exploração sexual de menores de idade podem ser denunciados pelo Disque 100, Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social, unidades de saúde e delegacias de polícia.