www.bvnewsms.com.br

Com chegada das vacinas, MP passa a acompanhar plano de imunização dos municípios

Com a chegada dos primeiros lotes de Coronavac a , o MS (Ministério Público de MS) deu início à instauração de processos para acompanhar a imunização nos municípios do Estado. Recomendações expedidas às prefeituras de Campo Grande e Sidrolândia foram publicadas nesta terça-feira (19), na edição do Diário Oficial do órgão.

Pelos procedimentos, foi solicitado que as prefeituras informem como farão a operacionalização do Plano de contra a Covid-19, definido pelo . Na orientação para Sidrolândia, assinada pela promotora de Justiça Janieli Basso, foi ressaltado que algumas das definições contidas no plano nacional precisam ser ajustadas. Como, por exemplo, em relação à adequação dos grupos prioritários, população-alvo, capacitações e estratégias para a vacinação.

Entre as preocupações estão questões relacionadas ao sistema eletrônico de cadastro no município, ao acompanhamento e gerenciamento de vacinas e também ao controle das doses recebidas. As Promotorias querem ser informadas, ainda, em relação à estimativa do quantitativo de pessoas integrantes dos grupos prioritários a serem vacinadas e se seus prontuários estão regularmente cadastrados junto à Secretaria de Saúde.

As gestões receberam prazo de cinco dias para repassar as informações solicitadas.