As eleições municipais estão marcadas para ocorrer durante o mês de novembro deste ano, e no Mato Grosso do Sul há um número crescente de mulheres pré-candidatas, filiadas a diversos partidos. Conforme calendário eleitoral, as siglas devem apresentar todos os candidatos entre 31 de agosto a 16 de setembro.
O aumento no número de pré-candidaturas femininas nas eleições faz parte da definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que 30% dos recursos do fundo eleitoral devem ser dedicados à financiamento de candidatas mulheres.
Em Bela Vista, muitas mulheres tem se colocado à disposição de partidos para disputar uma vaga do legislativo, como é o caso da bela-vistense Beth Bordion.
Agricultora, de família humildade e conhecida em toda cidade, Beth que é moradora do bairro Água Doce é casada e tem dois filhos. Atualmente filiada ao DEM, Beth tem experiência em diversos seguimentos da gestão pública, onde foi presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal da Criança e Adolescente. No seu currículo também consta um grande conhecimento e desejo fortalecer o programa Agricultura Familiar, responsável por beneficiar pequenos produtores.
“Sempre gostei de trabalhar com a comunidade e lutar pelos direitos do cidadão.
Em todas as atividades que estive presente contei com o apoio das federações e tenho ciência das necessidades da população e a carência de políticas públicas em diversas áreas. Nosso trabalho é colaborar e se fazer presente na vida da comunidade “, disse Beth.