O arquiteto e urbanista, Rubens Moraes da Costa Marques, lança nesta quinta-feira (8/8), em Bela Vista, o seu mais novo livro: Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense. “É o resultado de quase 30 anos de trabalho, em que analisei documentos históricos dos prédios, fotos, e pesquisas in loco em 10 cidades do estado, incluindo a capital Campo Grande”, conta Rubinho.
O documento atual em forma de livro de mesa, tem 400 páginas e conta com quase 3.000 fotografias e imagens, é um detalhado estudo sobre os prédios históricos do Estado, nunca antes realizado de forma sistemática e respeitando as metodologias de pesquisa, e análise comparativa de dados”, completa Costa Marques.
CRONOLOGIA:
Em 2001 foi lançada a primeira edição do livro Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense e em 2007, Rubens lança a segunda edição da obra com pesquisas atualizadas.
O projeto envolveu arquitetos, historiadores, fotógrafos e designers. A equipe visitou prédios históricos com diversos usos, e por meio de entrevistas e registro de dados foi realizado um dos mais importantes documentos do complexo arquitetônico do Estado.
A pesquisa, que é fonte de consulta para outros estudos em diferentes profissões, faz parte também do conjunto de informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Agora a trilogia, patrocinada pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS, se completa, trazendo ainda registros fotográficos atualizados do patrimônio cultural arquitetônico de Bela Vista.
Nesta terceira edição da obra Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense, um acervo fotográfico oferece ao leitor e a outros pesquisadores, um detalhado registro sobre a arquitetura sacra, militar, institucional e civil, como a arte dos vitrais das igrejas, de fortalezas, de antigos comércios e residências das cidades de Ladário, Corumbá, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bela Vista, Porto Murtinho, Nioaque, Campo Grande e Forte de Coimbra, no pantanal.