Foi na faculdade de Medicina na UFMS que Rúbia e Natacha se tornaram amigas. Transferida de Brasília, Rúbia fazia disciplinas com todas as turmas dos semestres, e é na matéria de Técnicas Cirúrgicas que elas têm a primeira lembrança juntas. Sem planejar, por coincidência do destino, anos mais tarde as duas procuravam um lugar para abrir consultório médico, Rúbia na ginecologia e obstetrícia, e Natacha, na pediatria. Assim começou a engatinhar o que hoje é a Nascitá.
INFORME PUBLICITÁRIO – CORREIO DO ESTADO
“Nós fomos abrir consultório na mesma época e foi um acaso. Eu estava procurando, mas não sabia que a Rúbia também estava, e ela não sabia que eu procurava”, conta a pediatra Natacha Dalcomo. “Nós achamos aqui e passamos a dividir a mesma sala. Alugávamos a primeira nesta clínica. Eu atendia num período e ela em outro”, recorda a ginecologista Rúbia Borges Loureiro.
O primeiro endereço foi na Rua Fagundes Varela, onde anos mais tarde elas voltariam abrindo uma clínica multiprofissional completa. De início, começaram aos poucos, sem saber ao certo o que o futuro as reservaria. “Você não sabe como vai ser, porque podia dar supercerto, como não. Mas deu, e a gente viu que foi ficando pequeno”, comenta Natacha.
Elas então procuraram outro local que pudesse abrigá-las em salas separadas. Os primeiros passos da Nascitá, que do italiano significa “nascimento”, começaram ali. “Nós percebemos que tínhamos o mesmo propósito, o mesmo perfil de atendimento e nós queríamos criar uma identidade, um nome pelo qual as pessoas pudessem entender que a Nascitá era toda voltada para a humanização do atendimento”, explica a pediatra.
De personalidades diferentes, mas unidas pela amizade e pela vontade de fazer sempre o melhor e com amor, Rúbia e Natacha se completam, tanto no profissional como na hora de relatar a trajetória delas. A frase que uma diz é complementada pela outra. “A gente tem os mesmos ideais, valores morais e éticos e sempre queremos oferecer o melhor. Isso é uma coisa muito nossa”, fala Rúbia. Juntas, elas estão desconstruindo parte do que aprenderam para dar lugar a uma medicina humanizada. “Estamos unidas em oferecer uma medicina diferente do que a gente aprendeu, principalmente no que envolve parto e assistência ao parto”, afirma Natacha.

Hoje a Nascitá voltou a atender no primeiro endereço, na Fagundes Varela, onde, num passado não muito distante, elas dividiam apenas uma sala. No entanto, nasceram outras necessidades, de abrigar mais serviços a fim de abraçar as famílias por completo.
“A Nascitá é uma clínica materno-infantil que oferece principalmente o apoio para a mulher nessa fase, nesse ciclo gravídico-puerperal”, diz Rúbia. “O que se traduz em uma clínica na qual a gente oferece amor”, completa Natacha.
Agora, a clínica vai além delas duas e tem como especialidades: psiquiatra, cirurgia plástica, odontopediatria, nutricionista e atendimento psicológico, além de outras três pediatras e três ginecologistas. “O ponto em comum que nos une como equipe e nos norteia a trazer novos parceiros é ter o mesmo perfil que o nosso. A Nascitá busca isso”, assegura Natacha.
Coincidência ou não, todas as profissionais são mulheres. Não que seja um pré-requisito, foi mesmo o acaso. No entanto, o carro-chefe continua sendo a humanização, o amor e a disposição em se preocupar com o outro.
Como uma clínica multiprofissional, a Nascitá também oferece ambulatório de amamentação e escola de parentalidade, por meio de oficinas e palestras para os pais no caminho da disciplina positiva e comunicação não violenta.
“Também temos uma psicóloga que faz um grupo transformando mulheres em mães. Então, tentamos abranger todas as fases e vamos ampliando cada vez mais, para que todo mundo fique bem assistido”, ressalta Rúbia.
.jpeg)
Outro diferencial está nas portas abertas aos sábados com pediatras, para consultas agendadas. “Há mães que trabalham e estão voltando da licença-maternidade e têm de se reafirmar profissionalmente. Para elas, também é difícil ficar um período fora, tem muita pressão no trabalho; então, sábado de manhã elas vêm para fazer este acompanhamento mensal”, explica a pediatra.
Pensando na facilidade para as famílias, a clínica também oferece teste da orelhinha com uma fonoaudióloga, posto de coleta de vacina e atendimento para coleta de exames laboratoriais. “Eu percebi que a vida é muito corrida para perder um período inteiro para levar o filho ao dentista, depois laboratório. Meu sonho como mãe era um lugar onde eu pudesse resolver tudo: dentista, vacina, a consulta em si. E foi isso que a gente tentou criar”, resume a médica Natacha.
A Nascitá atende na Rua Fagundes Varela, 9, no Bairro Jardim São Bento, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 11h30min. A clínica trabalha com os convênios: Unimed, Cassems, IMPCG, Bradesco e UFMS. Os telefones para contato são: (67) 4042-1016 e 98471-8147. Acompanhe a clínica pelas redes sociais, no Instagram e no Facebook.
