Aires é acompanhado pela banda Românticos Latinos, que apresenta a melhor play list do repertório romântico viajando em cruzeiros intercontinentais nos quatro cantos do mundo

Por Sandra Freitas*

Campo Grande (MS) – O programa Show da Terra mostra nesta terça-feira, (07/01), o talento de Aires Gonçalves, que faz apresentação especial  acompanhado da banda internacional Românticos Latinos,formada por Carlos Reinoso (voz e violão), Luiz Ramires (violão), Marcial Rodrigues (violão) e Tomás Álvares Roas (contra baixo). A banda tem um seleto repertório de canções românticas apreciadas no mundo todo, já que seus componentes também em carreira solo fazem apresentações em países por onde passam os cruzeiros marítimos intercontinentais.

Zé Trovão (esq) apresenta Aires Gonçalves junto com a banda Românticos Latinos

Esta apresentação dá continuidade à série de apresentações da Programação Especial da TVE Cultura MS.

Aires Gonçalves é advogado de profissão e músico por paixão, especializado em direito tributário, tendo vasto currículo na área jurídica: professor de Direito Tributário da antiga FUCMAT (atual UCDB, entre 1977 e 1982; membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Direito Tributário (2005 a 2010); procurador do Estado de Mato Grosso (1977 a 1979) e atual vice-presidente da Academia de Letras Jurídicas de Mato Grosso do Sul. Nasceu em Bela Vista e a define como uma cidade que respira música e por ter sido criado nesse meio, destaca que  já na adolescência o seu grande lazer eram as serenatas.

Recorda que nas noites estreladas (pois à época a energia de geradores era desligada às 22h) atribuindo àquele ambiente suas fontes de inspiração, sobretudo para o romantismo dos grandes boleros, das guarânias e até mesmo das polcas paraguaias.

E assim nasceu um apaixonado pela música romântica.

Citando que tem muito orgulho de ter feito parte de uma geração de músicos inesquecíveis, como Paulino Cabreira, Volkemir Alvarenga, Álvaro Mencia, André Aguirre, Negro Lopes, Dom Tomaz, Glaucy Flores, dentre outros, relembra ainda que quando era acadêmico de Direito na cidade de Bauru (SP) sempre ia para o local de reunião de seresteiros, onde eram executadas músicas românticas latinas, brasileiras e todo o gênero.

E se refere a esta fase como “noites inesquecíveis”, onde só havia gente do bem “xalando amor nas músicas executadas”. Quando retornou, reencontrou em Campo Grande, muitos daqueles companheiros de seresta da adolescência em Bela Vista, como por exemplo Glaucy Flores, com quem promovía históricas reuniões de amigos com muita música.

Dentre os músicos com quem conviveu, destaca seu grande amigo e quem considera como a um irmão, Ciríaco Benites, que também foi seu professor de canto. Aires cita outro amigo inesquecível, maestro Agápito Ribeiro. Com ele gravou o primeiro CD com o título BOLEROS.

Posteriormente conheceu a quem se refere como “o grande” Marcelo Loureiro, na época com 16 anos de idade, mas o define como “fera” na música, mesmo na adolescência, e até hoje segue aprendendo com ele. Também por meio de Marcelo Loureiro conheceu grandes músicos como Alex Mesquita, com quem  produziu seu segundo CD intitulado  ROMÂNTICAS LATINAS.

Marcelo Loureiro ainda o apresentou a outros grandes profissionais da área musical: Marco Antônio Lanzalaco, Fábio Flecha, produtor de cinema e diretor da empresa Render Brasil. Com os dois e também com Marcelo Loureiro , gravou um DVD em show beneficente realizado no Teatro Dom Bosco em Campo Grande, em prol da Casa da União. O CD – AIRES GONÇALVES – ROMÂNTICAS LATINAS é encontrado no Spotify. O DVD – AIRES GONÇALVES E ROMÂNTICOS LATINOS, nome da banda que o acompanha, está disponível no Youtube.

Os universos da carreira jurídica que é a profissão e a música, exclusivamente um hobby, sempre caminharam paralelamente em sua vida. E tem a mesma atenção e dedicação em qualquer das atividades. Porém só faz shows beneficentes e se coloca à disposição em trabalho com o cunho voluntariado tendo como objetivo colaborar com trabalhos sociais agendados pelo telefone (67) 9 8111-3302.

O programa Show da Terra, com apresentação do comunicador Zé Trovão e direção artística de Sandra Freitas vai ao ar às 19h15 desta terça-feira (07/01) na TVE Cultura MS.

(*) Sandra Freitas é produtora cultural e diretora artística