Professora de Campo Grande acerta tema de redação do Enem pela 8ª vez

1800

A professora Raquel Siufi, há 23 anos ministrando aulas de produção textual, em Campo Grande, perdeu as contas das vezes que acertou o tema da redação do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, cujas provas foram iniciadas neste domingo (4).

Celso Bejarano – Top Midia News 

Ano passado, ela acertou ao discutir em aulas durante o ano que o Enem poderia vir com assunto ligado à pessoa com deficiência e o tema foi sobre a educação dos surdos e mudos.

Na prova deste ano, que a matéria foi “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, Raquel acertou novamente.

“Perdi as contas, acho que acertei [tema de redações] umas sete ou oito vezes, desde a reformulação do Enem, em 2009”, afirmou a professora, que também é advogada.

“Desde que o Enem surgiu meus alunos não enfrentaram temas de redação inéditos”, gabou-se Raquel.

A professora de Redação disse que o tema deste ano foi debatido por ela e os alunos durante a semana passada, a qual “não teve feriado nem folga alguma aos estudantes”.

A professora, filha de Renê Siufi, notável advogado criminalista da cidade, afirmou ainda que a redação do Enem 2018 remete ao controle dos usuários da internet.

No entanto, ao desenvolver o texto, disse Raquel, o estudante deveria ficar atento ao painel de leitura, pois, segundo ela, é fundamental para a prova do Enem”.

A professora revelou que debateu com seus alunos, além das Fake News – tema em alta -, também sobre o controle dos usuários, dos padrões estabelecidos e da espionagem de dados.

Raquel Siufi contou ainda que o “segredinho” para se dar bem nas redação do Enem é “ler atentamente o tema e os painéis de leitura” que, para ela, “são o caminho para uma boa prova”.

Outra fórmula para alcançar nota boa, contou a professora: “muita leitura e muita escrita; sem isso, não adianta”.

Veja os temas da redação de edições anteriores do Enem, desde que foi reformulado, em 2009:

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações do exame

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Facebook Comentarios