Porto Murtinho em alerta com aumento do Rio Paraguai

328

A possibilidade de cheia antecipada este ano no Pantanal sul-mato-grossense ganha força a cada dia. Em Porto Murtinho, o Rio Paraguai estava 1,76 metro acima do nível normal ontem, que fica entre 3,78 e 4 metros.

Correio do Estado

Dados do Serviço de Fiscalização Náutica do Oeste, Comando do 6° Distrito Naval da Marinha, indicam que o rio estava em 5,54 metros ontem no trecho que corta o município fronteiriço.

“Estamos monitorando, porque até agora o que ocorreu em Porto Murtinho não foi por conta do rio, e sim da chuva intensa que alagou a cidade. Mas, se continuar como está, chuva aqui e também nas cidades e regiões por onde o Rio Paraguai passa, a cheia dele, que geralmente é em junho, pode ocorrer antes”, explicou o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual (Cedec/MS), tenente-coronel Fábio Catarineli.

Por enquanto, a Defesa Civil do Estado mantém alerta apenas para os rios Miranda, Coxim e Aquidauana. “Porto Murtinho teve uma situação atípica, pois o sistema de drenagem, as galerias não comportaram”, ressaltou Catarineli, sobre inundação que ocorreu no município no fim de 2017.

A Cedec confirmou que há problemas em pontes e dutos em pelo menos oito municípios que decretaram emergência.

Facebook Comentarios