A Polícia Militar Ambiental (PMA) da cidade de Miranda prendeu na manhã desta terça-feira (12) um pescador profissional de 49 anos, que tentou escapar de um bloqueio de fiscalização na BR-262.

Marcos Tenorio com JD1

Os militares perceberam que um veículo Ford Escort seguia em direção ao bloqueio, quando fez uma manobra e retornou, os policiais começaram a realizar uma perseguição e alguns quilômetros depois, conseguiu abordar o pescador.

Em vistoria, foi encontrado no porta-malas sete peixes da espécie Pacu. O pescador confessou que havia capturado o pescado durante a piracema no rio Miranda e, por essa razão, tentou fugir da fiscalização.

Além da captura, quatro peixes estavam abaixo da medida permitida pela legislação. Havia exemplar com 40 centímetros, quando o tamanho mínimo de captura para a espécie é de 45 centímetros.

Os peixes pesando 15 kg e o veículo foram apreendidos. O infrator é morador de Miranda, recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com material apreendido, à delegacia de Polícia Civil da cidade, onde ele foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória.  A pena para o crime é de um a três anos de detenção.

O pescador foi autuado administrativamente e recebeu uma multa de R$ 1 mil. O pescado será doado para instituições filantrópicas depois de periciado.

Facebook Comments