‘Foi o melhor dia da minha vida’, disse Diógenes Pinheiro De Oliveira, de 85 anos, que sempre sonhou em ser militar. Morador há 5 anos no asilo Nossa Senhora de Fátima, Pirassununga (SP), ele recebeu um presente de Natal antecipado na terça-feira (22): passou a manhã realizando diversas atividades junto com soldados e oficiais do Exército no 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada. (RCMec).

Idoso recebeu uniforme especial para tornar o sonho mais real possível (Foto: Carol Malandrino/G1)Idoso de 85 anos recebeu uniforme para realizar o
sonho de ser militar (Foto: Carol Malandrino/G1)
G1 GLOBOPLAY

O asilo, que atende cerca de 40 idosos com famílias em situações precárias, realizou uma campanha de apadrinhamento no Natal e vários pedidos surpreenderam os funcionários. Os idosos tiraram fotos segurando um quadro negro em que estava escrito o presente que eles gostariam de ganhar no fim do ano.

Seu Diógenes, como é conhecido no local, escreveu: ‘Eu ainda quero ser militar!’O sonho de infância do aposentado não se concretizou na juventude devido a um problema de visão. Ele contou que na época chegou a levar um atestado ao quartel, mas não teve jeito, foi dispensado.

Rede social
As fotos da campanha foram parar nas redes sociais. O coronel Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon contou que soube da iniciativa e resolveu apoiar. Na manhã de terça-feira, Seu Diógenes foi surpreendido com a chegada dos militares ao asilo. Ele recebeu até um uniforme com o nome dele gravado.

Idoso dando tiros durante uma manhã emocionante em Pirassununga (Foto: Carol Malandrino/G1)Seu Diógenes praticou tiros durante a manhã em
que esteve no quartel (Foto: Carol Malandrino/G1)

O idoso foi transportado para o quartel. Carros de combate seguiram em comboio com as sirenes ligadas. Lá, ele foi recebido com uma cerimônia especial, como é feita todas as manhãs quando alguma autoridade chega ao local. Depois, Seu Diógenes hasteou a bandeira nacional e tomou café no refeitório.

Bem alimentado, ele começou a participar das atividades no quartel. Primeiro, passeou em dois veículos militares, depois participou de uma demonstração prática de tiro e, por fim, andou a cavalo. Uma enfermeira e alguns soltados acompanharam o idoso para garantir a segurança dele. Ao final, recebeu, além do carinho das pessoas envolvidas na ação, um certificado especial do Exército, que reúne mais de 500 militares naquele batalhão. “É o melhor presente que já fizeram para mim, estou feliz”, disse Seu Diógenes.

Idoso realiza sonho de ser militar por um dia em Pirassununga (Foto: Carol Malandrino/G1)Idoso realiza sonho de ser militar por um dia em Pirassununga (Foto: Carol Malandrino/G1)

Campanha

Coordenadora do asilo há 8 anos, Estelina Lima da Silva explicou que a campanha contou com voluntários que assistiram no Fantástico uma reportagem sobre o assunto.

Seu Diógenes foi um dos beneficiados pela ação (Foto: Reprodução/Facebook)Seu Diógenes foi um dos beneficiados pela ação
dos voluntários (Foto: Reprodução/Facebook)

“Formamos um grupo com cinco pessoas e essa surpresa aconteceu. O Seu Diógenes está aqui há quase seis anos e a única família que ele tem são dois sobrinhos. É uma pessoa muito dócil, não gosta de briga e fica nervoso quando vê alguma discussão. Ele sempre comentou que o sonho dele era ser militar e que não tinha conseguido”.

Segundo Estelina, o idoso resistiu para mudar para o asilo, mas foi sua única alternativa, já que ele corria risco de vida. “Estavam entrando direto na casa dele pelo telhado, viram que ele morava sozinho e ele já chegou a entrar em conflito com um dos homens que tentou invadir o local. Ele chegou aqui machucado. Acho que agora ele tem aqui como a casa dele com muito amor, carinho e afeto pelas pessoas”, contou.

Após um tempo no asilo, o idoso resolveu assumir uma função de porteiro para não ficar parado. “Ele ajuda a gente. Até arrumamos um voluntário para ajudar, mas Seu Diógenes ficou triste, achou que teria que sair do cargo. Explicamos que era apenas para ele conseguir passear um pouco”, relembrou a coordenadora.

*Sob a supervisão de Fabio Rodrigues, do G1 São Carlos e Araraquara

Diógenes andou em carros especiais do exército na manhã de quarta-feira (Foto: Carol Malandrino/G1)Diógenes andou em carros especiais do exército na manhã de quarta-feira (Foto: Carol Malandrino/G1)
Facebook Comments