Dia internacional do obstetra é comemorado em Bella Vista Norte – PY

No último dia 31 de Agosto, foi festejado o dia “Internacional do Obstetra”, o profissional que, além de ser o responsável por trazer ao mundo os nossos bebês, cuida também da saúde integral da mulher.

Em Bella Vista Norte, República do Paraguay, a data foi comemorada com um encontro entre os profissionais, os quais aproveitaram a oportunidade para conversarem acerca da profissão, sobretudo, quanto a valorização e as condições de trabalho que possuem.

Enquanto no Brasil a Obstetrícia é conhecida como um ramo de especialização da medicina e enfermagem, no Paraguay trata-se de um respeitado curso universitário autônomo, cuja duração é de 4 anos em média.

O profissional Obstetra paraguaio possui diversas atribuições, sendo sua devida execução fundamentais para o alcance de um resultado satisfatório.

Dentre essas atribuições, estão o cuidado integral da mulher e sua saúde sexual, fisiológica e reprodutiva, atraves de exames e diagnóstico, prescrição e administração de tratamentos correspondentes. 

Realização consulta pré-natal, parto normal, atenção ao puerpério  (estado físico-psiquico da mulher após o parto), planejamento familiar, cuidado imediato do recém-nascido e acompanhamento da aleitamento, entre outros.

Realizam ainda trabalho assistencial, preventivo, promocional e recuperação da saúde, tendo ainda habilitação para gerência e administração, docência, investigação (pesquisa científica), assessoria e produção intelectual, conforme o perfil e código de ética profissional.

O Hospital de Bella Vista Norte, apesar de contar muitas vezes com uma modesta estrutura, possui grande perspectiva de melhora em sua estrutura física, possibilitando desta forma melhor atenção aos seus pacientes.

A luta da classe também reside em uma remuneração digna aos que exercem a nobre profissão naquele local. Com a competência e esforço dos profissionais obstetras, Bella Vista Norte registra neste ano o número “zero” de mortalidade materno fetal.

O Hospital do município vizinho conta no momento com 7 Obstetras:Lic. Claudia Duarte, Lic. Mirna Paredes, Lic. Cinthia Villalba, Lic. Lais Fleitas, Lic. Valério Valiente, Lic. Clarise Cardozo e Lic. Marta Hofman; os quais lutam para desempenhar com sucesso a brilhante profissão que escolheram para a vida.

PARABÉNS OBSTETRAS PARAGUAYOS E BRASILEIROS PELO SEU DIA!