Crista de ar frio: meteorologista explica fenômeno que chegou à Capital

333

Depois de chegar à Capital nesta terça-feira (3), a crista de ar frio que causou queda de 3 graus na temperatura nas primeiras horas do dia e surpreendeu moradores com nevoeiro, deve continuar pairando na cidade por tempo indeterminado. Fenômeno é conhecido por deixar ‘tempo bom’ no período da tarde, enquanto alta pressão do ar persiste no Estado.

Mariane Chianezi | Foto: Marcos Ermínio – Midia Max

O meteorologista Natálio Abrahão explicou o que é o fenômeno climático. “O termo crista se refere uma atividade de alta pressão. Todas as vezes que se tem uma área de alta pressão, ela começa a se esticar para os lados, e isso se chama crista”, disse ao Jornal Midiamax.

A crista causa queda de temperatura e a previsão é a de que nesta quarta-feira (4) o nevoeiro volte a aparecer pela manhã, pois o evento climático deixa tempo úmido.

Nesta terça, o termômetro marcou 18ºC, com a sensação de 16ºC. “As pessoas sentem um frio na pele e isso poderá acontecer amanhã de manhã também”, esclareceu o meteorologista.

Fator climático costuma deixar melhor o tempo e nessas ocasiões, sol e nuvens aparecem com frequência. “Quando acontece área de baixa pressão, o tempo fica ruim. Para onde essa crista for, ela vai melhorar o tempo, mas em compensação, as manhãs são mais úmidas e acontece os nevoeiros”, detalhou Natálio.

Apesar de encobrir o céu de Campo Grande na maior parte da manhã, o nevoeiro sumiu quando sol começou a aparecer. De acordo com o meteorologista, é normal que a névoa se dissipe com a intensidade dos raios solares.

“A crista segue aos sabores de variações e enquanto as altas pressões persistirem, por exemplo, se uma frente fria estiver avançando do sul do continente para cá, ela [crista] pode alterar essa condição. Isso pode se repetir no outono, é uma condição da estação”, finalizou.

Previsão do tempo
Conforme prognóstico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), tempo deve permanecer com temperaturas amenas e podem ocorrer chuvas isoladas durante a tarde.

Em Campo Grande, as temperaturas ficarão entre 18ºC e máxima para a tarde é previsto 29ºC. Chuvas isoladas em bairros da Capital devem acontecer somente na quinta-feira (5).

No Centro Norte de MS, nas cidades de Coxim e São Gabriel do Oeste, por exemplo, temperaturas variadas ocorrem durante o dia e há possibilidade de amanhecer chovendo. Termômetros registram entre 18ºC e 30ºC.

No Leste do estado, como Três Lagoas e Aparecida do Taboado, tempestades isoladas pairam sob as cidades nessas regiões e máxima também será de 30ºC.

Em cidades da região Sul, como Ponta Porã e Dourados, o clima segue firme nesta quinta-feira e sol deverá aparecer entre nuvens durante período vespertino. De manhã, mínima chegará a 17ºC, mas a tarde, termômetros devem atingir 29ºC.

Já no Pantanal, nas cidades de Corumbá e Miranda, chuvas isoladas devem acontecer durante a manhã, com mínima de 20ºC e nesta região de MS, ocorrem as maiores temperaturas, com 32ºC.

Facebook Comentarios