Natal é sinônimo de união, família e claro de muita comida, e também álcool. Exagerou? Agora, está na hora de apostar na hidratação e em alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo. A ideia é reduzir a ingestão dos alimentos que sobrecarregam o organismo e focar em opções antioxidantes, anti-inflamatórias e diuréticas.

 – Midia Max

Veja os alimentos e substâncias ‘campeões’ e que auxiliam na nutrição funcional e na desintoxicação:

1. Chás diuréticos e protetores do fígado

 

Quanto: 1 litro ao longo do dia.

Dente de leão, cavalinha, camomila, cidreira, hortelã, boldo e chá da casca do abacaxi.

O chá de camomila é excelente para diminuir a fome porque acalma não só o sistema nervoso central, mas a mucosa gástrica. Quanto mais amargo, melhor. Nesta época do ano o fígado está muito sobrecarregado. Tudo passa constantemente por este órgão: a gordura, o açúcar e o álcool das bebidas. É importante num processo de desintoxicação beber chás que melhoram a saúde hepática e tiram o peso desse órgão.

2. Cúrcuma

 

O açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre, originária da Ásia. Tem efeito anti-inflamatório e hepatoprotetor (protege o fígado). Também é um potente antioxidante.

Quanto: 1 colher (chá) por dia em sucos, chá, na sopa, nos legumes refogados, no feijão.

3. Gengibre

Trata-se de um anti-inflamatório natural e antioxidante. Tem um efeito altamente termogênico e, por isso, acelera o metabolismo, ajudando na digestão e no emagrecimento.

Quanto: um pedaço (2 centímetros) por dia num suco verde.

A cúrcuma, o gengibre e a pimenta caiena têm um poder anti inflamatório muito importante. Nota-se a redução de gordura abdominal de quem fazem uso constante.

4 . Frutas antioxidantes, diuréticas e ricas em enzimas digestivas

Uvas, ameixa e melancia: são antioxidantes (combatem os radicais livres) e contribuem também para a saúde da pele. A intoxicação manifesta-se muito pela pele, na forma de acne, aftas. Evite comprar a melancia cortada pelo risco de contaminação por manipulação e porque é muito perecível. Opte pela versão mini.

Outras boas opções de frutas:

Melão: diurético.

Abacaxi: rico em bromelina, enzima que facilita a digestão.

Mamão: contém papaína, mais uma enzima digestiva.

Maçã, pera, ameixa ou pêssego: “Costumo sugerir frutas com casca comestível, para reduzir o índice glicêmico”, explica a nutricionista.

Quanto: 3 porções por dia.

5. Vegetais verde escuros

 

Couve, espinafres, rúcula, chicória e agrião. Os verde-escuros são ricos em MSM (metil sulfanil metano) que é um medicamento natural para o fígado, e consequentemente o resto do organismo. Outras sugestões: a acelga é rica em cálcio. A rama da cenoura pode ser usada para temperar (como se fosse salsa) ou no próprio suco verde. As folhas do brócolis também podem ser usadas no suco: são ricas em nutrientes desintoxicantes. O pepino também é um alimento extremamente diurético.

Quanto: um prato de sobremesa por dia.